Existem imensas receitas de risoto, mas a base da confecção é sempre a mesma:
Fazer um refogado, acrescentar o risoto, o vinho, o caldo em pequenas porções até ficar practicamente evaporado, mexer sempre e no final adicionar o parmesão (se não apreciar o queijo, este poderá ser eliminado) e a manteiga. Deverá ficar um arroz com uma textura cremosa identica à da foto, sem ficar seco ou demasiado aguado. Deverá ser servido logo após a sua confecção. O vinho poderá ser tinto, branco, champanhe ou outro, é uma questão de gosto e de apresentação final.
Ingredientes:
200 de arroz para risoto
200 de arroz para risoto
2 colheres sopa de azeite
1 cebola
1 dl de vinho branco
caldo vegetal
parmesão ralado q.b.
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
Preparação:
Cozer as ervilhas em água e sal e transformar em puré, aconselho o passe-vite para esta operação, assim não encontrará pedaços da casca da ervilha no rizoto.
Refogar a cebola picada no azeite; acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco, mexendo sempre. Adicionar o vinho. Depois de evaporar, acrescentar aos poucos o caldo vegetal a ferver, mexendo sempre até o risotto estar al dente. Retirar do lume, juntar o puré de ervilhas, duas ou três colheres de parmesão ralado e mexa bem. Depois tape, deixando assim durante cinco minutos. Antes de servir, colocar a manteiga no rizotto e mexer até derreter. Salpicar com salsa picada e servir de imediato.