Pavlova de Morangos


Após várias experiências que apesar de correrem bem mas não tão bem como queria, finalmente encontrei a receita perfeita. É um doce lindo e delicioso, ninguém lhe fica indiferente! Aconselho a fazer o merengue, bater as natas e o molho de morango de véspera e a guarnição pouco antes de servir. Não pode ser levado já montado ao frigorífico, uma vez que a parte crocante ficaria mole...

Ingredientes:
6 claras
300 gr. de açúcar 
3 colheres chá maizena
1 colher de chá de vinagre vinho branco
1 colher de chá extracto baunilha
3 gotas de corante alimentar vermelho

Para a cobertura:
Morangos
200 ml de natas
gotas de sumo de limão
2 colheres sopa açúcar em pó

Para o molho de morangos
4 colheres sopa de açúcar
6 morangos cortados em bocadinhos
1 colher de sopa de água


Preparação:
A pavlova é uma sobremesa muito frágil, pelo que utilizei a base amovível de uma tarteira forrada com papel vegetal que no final levarei ao prato de servir, como fazemos com as tartes.

Ligar o forno a 180º, e começar por fazer um merengue.
Separar as claras das gemas, e bater as claras em castelo. Quando a espuma começar a ficar mais consistente, adicionar o açúcar, colher a colher e por fim o corante.
Juntar depois o extracto de baunilha, amido de milho peneirado e o vinagre de vinho branco, e envolver tudo com a ajuda de uma espátula.
Dispor o merengue em forma de círculo na base da tarteira (deixar ligeiramente côncava no centro para que a cobertura fique mais bonita), baixar a temperatura do forno para os 150ºC e deixar o merengue cozer durante 45 minutos.

Quando estiver pronta, desligar o forno, mantendo a pavlova dentro até ficar morna, e depois deixar a porta entreaberta até arrefecer por completo.
Entretanto fazer o recheio da pavlova: Bater as natas, acrescentar umas gotas de limão e adicionar gradualmente as colheres de sopa de açúcar.
Fazer o molho de morangos: levar ao lume os moranmgos com o açúcar durante aproximadamente 10 minutos ou até que comece a engrossar um pouco.

Antes de servir:
Cobrir a pavlova já fria com as natas, acrescentar morangos e regar com o delicioso molho de morangos.