1 pato
1 cebola
2 cabeças de cravinho
1 cenoura
600g de arroz evaporado
3 linguiças picantes
2 chouriças
1 copo de vinho tinto
1 colher de sopa de açafrão
200gr de queijo ralado (mistura de 4 queijos ou mozarela)
200gr Bacon em cubos
Azeitonas
1 folha de louro
Sal q.b.
Preparação:
Colocar numa panela o pato, a cebola com os cravinhos espetados, a folha de louro, a cenoura descascada e cortada ao meio, uma chouriça, as linguiças e o copo de vinho. Adicionar água até tapar o pato. Temperar com um pouco de sal e levar ao lume durante aproximadamente 1 hora (depende do tamanho do pato). Ir verificando se existe necessidade de acrescentar água durante a fervura.
Retirar o pato e os enchidos da panela e reservar. Levar a água da cozedura ao frigorífico (de preferência de um dia para o outro), de modo a que a gordura da cozedura solidifique ao cimo.
Cortar a chouriça e as linguiças em quartos e desfiar o pato, colocar tudo num recipiente e reservar.
Arroz:
Retirar a gordura solidificada do cimo da água da cozedura e reservar. Coar a água da cozedura e medir o dobro do volume do arroz (2 medidas de água para 1 de arroz).
Levar ao lume num tacho o bacon e deixar que a gordura derreta e que o bacon fique com uma cor acastanhada, se o bacon tiver pouca gordura adicionar um pouco da gordura da água de cozedura, adicionar a água da cozedura deixar ferver e adicione o arroz. Mexer e adicionar o açafrão, voltar a mexer e provar. Rectificar o tempero.
O arroz coze normalmente como se fosse para ser consumido sem ir ao forno, uma vez que apenas vai ao forno o tempo necessário para que o queijo derreta e forme aquela crosta crocante.
O arroz coze normalmente como se fosse para ser consumido sem ir ao forno, uma vez que apenas vai ao forno o tempo necessário para que o queijo derreta e forme aquela crosta crocante.
No Tabuleiro:
Colocar metade do arroz no tabuleiro de ir ao forno, de seguida dispor o pato desfiado juntamente com os enchidos em cubos, e por fim o restante arroz. Alisar o arroz e tapar com o queijo ralado. Cortar a chouriça que não foi cozida em rodelas e colocar por cima do queijo, assim como as azeitonas.
Levar ao forno a 200º durante o tempo necessário para que o queijo gratine e fique dourado.