Filhós de Cenoura

Uma Filhó ou Velhóz ou Fritos ou Filhós (plural: filhós ou filhoses), é uma especialidade gastronómica Natalícia Portuguesa. É feita com farinha e ovos, por vezes também com abóbora ou cenoura e raspa de laranja, que após a levedura é frita e servida com uma mistura de açúcar e canela em pó ou com uma calda de açúcar. 
Este doce é também muito popular em algumas regiões do nordeste brasileiro, sobretudo no período do Carnaval.

Ingredientes:
1,5Kg de Cenoura
3 ovos
Raspa de 2 laranjas
1 pacote de fermento em pó
500g de farinha
Sumo e raspa de 1 laranja
50 ml de rum
Sal q.b.
Óleo para fritar

Preparação:
Descascar e cortar aos quartos as cenouras, colocar numa panela com água e sal e deixar cozer até ficar muito bem cozida.
Colocar a cenoura num escorredor com um pano e deixar a escorrer até ficar sem água.

Passar a cenoura num passe-vite ou no robot de cozinha, de modo a que não fique com grumos.
Juntar a raspa de laranja, o sumo de laranja, a aguardente, uma pitada de sal, o açúcar, os ovos um a um e a farinha misturada com o fermento e amassar tudo muito bem. quando estiver amassada polvilhar com farinha e fazer uma cruz com a mão, este procedimento servirá para verificar a levedura da massa.
Tapar o alguidar com um pano e deixar repousar em local morno durante ±2 horas, a massa estará levedada se a cruz feita anteriormente deixar de estar visível e a farinha tiver sido absorvida pela massa.
Para fritar:
Fritar colheradas de massa em bastante óleo quente.
Para testar o óleo fazer uma filhós primeiro, para ter a certeza que está quente o suficiente. A partir daí, com uma colher colocar pequenas "bolinhas" de massa a fritar (utilizar uma colher para tirar a massa do alguidar e outra para ajudar a tirar a massa da colher e cair para o óleo).
Quando estiverem douradas, virar.
Colocar as filhoses num prato com papel absorvente.
Poderá servir polvilhadas com uma mistura de açúcar e canela, ou com algumas das caldas e xaropes Natalícios.