Cabrito à Beira Alta

Esta é uma receita que me foi passada pela minha sogra que fazia o melhor cabrito que eu já comi, aliás fazia borrego e todos pensavam que era cabrito!

Ingredientes:
5Kg de cabrito/borrego
8 folhas de louro
Margarina

Molho:
2 punhados de sal
1 cabeça de alho, dentes descascados
Piri-piri a gosto
1 colher sobremesa de pimenta
3 colheres sobremesa de colorau
20dl de azeite
5dl vinho branco

No dia anterior:
Limpar as gorduras do animal, encher um alguidar com água a ferver juntar meio copo de vinagre e deixar a carne de molho durante umas horas. Retirar a água e encher novamente com água quente para limpar o sabor do vinagre. Colocar a carne já enxuta num tabuleiro de barro.

Preparação do molho:
Introduzir todos os ingredientes numa centrifugadora e transformar numa massa para barrar a carne.
Barrar e massajar bem a carne com a massa, espalhar as folhas de louro pela carne. Deixar a carne apanhar o sabor do tempero durante a noite.

No dia do almoço:
Adicionar água no tabuleiro para fazer o molho (ou um pouco de vinho branco, se preferir) e umas nozes de margarina espalhadas em cima da carne, poderá também meter umas batatinhas no tabuleiro para servir com a carne. A meio da cozedura virar a carne para que fique tostadinha dos dois lados, rectificar o tempero (geralmente o molho está sempre mais salgado que a carne, experimentar uma batata) e adicionar mais água se necessário. nunca acrescentar vinho branco a meio da cozedura da carne
Servir no tabuleiro de barro onde foi confecionado.