Tarte de Limão Merengada

Ingredientes:
1 emb. Massa quebrada

Para o Recheio:
275g Açúcar
60g Farinha maisena
250ml Leite
125ml Água
1 Pitada de sal fino
6 Gemas
Sumo de 2 limões
30g manteiga sem sal

Para o Merengue:
6 claras
1 pitada de sal grosso
125g açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC - para a massa.

Forrar a tarteira (26cm com fundo amovivel) com a massa, encher com feijões e lear ao forno a cozer durante 15 a 20 minutos.

Merengue:
Bater as claras, quando começarem a espumar juntar uma pitada de sal grosso.Assim que formarem picos suaves, e sem parar de bater, juntar o açúcar em pó, uma colher de sopa de cada vez, até que o merengue fique firme e brilhante.Não bater em demasia até ao ponto em que enche o interior da pinha da batedeira. Bata só o suficiente até ficar firme e agarrado à base da pinha. Reservar

Recheio:
Num tacho anti-aderente, colocar o açúcar, o amido de milho, o leite, a água, a pitada de sal fino, mexer bem com vara de arames garantindo que não tem grumos. Levar a lume médio, mexendo ocasionalmente até começar a fervilhar. Assim que engrossar, cozinhar durante mais um minuto, mexendo, retirar do lume. Juntar as gemas, duas de cada vez, mexendo bem, juntar o sumo de limão em fio, mexendo sempre, a raspa de limão e a manteiga.

Verter ainda quente sobre a massa na tarteira, imediatamente cubrir com o merengue.
IMPORTANTE: É fundamental que o merengue seja colocado sobre o recheio ainda muito quente, para que o vapor penetre no merengue e o mantenha colado ao recheio. Se o recheio estiver apenas morno, o calor não é bastante intenso para penetrar no merengue e o vapor reúne-se entre o recheio e o merengue, criando uma película aquosa, que separa as duas camadas.

Espalhar bem o merengue, garantindo que cobre totalmente a massa, incluindo as laterais. Isto é muito importante, para selar o interior.
Com a ajuda de uma faca ou de uma colher, fazer picos no merengue.
Levar a forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, até que o meregue ganhe uma cor dourada.
Retirar do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha durante duas a três horas.


Desenformar e servir à temperatura ambiente, no próprio dia.