Esta receita é um aproveitamento de restos. Grelhámos peixe que não foi todo comido, e não sabia como servir o peixe grelhado que sobrou. Porque peixe grelhado requentado, é um terror, não é? :-) Mas ainda era uma quantidade que seria demasiado para o meu Tareco, e tinha que ser aproveitada. Lembrei-me então adaptar a receita do bacalhau com natas e ficou uma maravilha. Se tiverem sobras de peixe cozido ou confeccionado de outra maneira, experimentem esta receita.
Ingredientes:
Sobras do peixe já sem espinhas
Azeite qb
7 batatas grandes
2 cebolas médias
3 dentes alho
Preparação:
Descascar as batatas e cortar em pequenos cubos, levar a fritar em óleo quente. Depois de fritas, escorrer bem e colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Temperar com sal a gosto.
Cortar as cebolas em meias luas finas, picar o alho e refogar em azeite até ficarem translúcidas. Juntar o peixe e deixar refogar mais um pouco, adicionar as batatas e misturar.
Ingredientes:
40 g farinha
40 g manteiga
1L leite
1 pacote de natas
q.b. sal
q.b. pimenta
q.b. noz moscada
Derreter a manteiga num tachinho, acrescentar a farinha e mexer bem; juntar aos poucos o leite e as natas, mexendo sempre com uma vara de arames; mexer até ferver, retirar do lume e temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Misturar 2/3 do béchamel na preparado de peixe e batatas e dispor num tabuleiro, previamente untado com manteiga.
Cobrir a superfície com o restante molho, polvilhar com pão ralado e levar ao forno até alourar bem.
Servir com uma salada verde.
Bom apetite!